Terça-Feira, 03 de Dezembro de 2024, 23h29
FINANCIADORES
PC investiga moradores de condomínios de luxo em Cuiabá e VG
Delegado prevê operações para derrubar "figurões"
ALEXANDRA LOPES
Da Redação
Criminosos infiltrados na alta sociedade cuiabana estão na mira das equipes da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Civil, que trabalham para descortinar grupos que financiam o tráfico de drogas em Mato Grosso. A informação foi revelada pelo delegado da DRE, Wilson Cibulski, durante a apreensão de cerca de 1,1 tonelada de maconha, que ocorreu na noite desta segunda-feira (2), em uma residência localizada em Várzea Grande.
Conforme a autoridade policial, as investigações seguem em andamento visando alcançar os principais financiadores, que na maioria das vezes não estão nos bairros pobres ou periferias, mas sim morando em condomínios de luxo. Segundo a PJC, a maconha apreendida estava escondida dentro de uma caixa d’água enterrada em uma área de mata nos fundos da casa, localizada no bairro Santa Isabel, em Várzea Grande.
Um casal, um jovem de 22 anos e ela de 23, foi detido em flagrante por tráfico de drogas. Eles eram os responsáveis pela guarda do entorpecente.
"Inicialmente, foi preso um casal que fazia a guarda desse material, provavelmente para distribuir em todo o Estado. Agora, as investigações vão continuar e com certeza vocês estarão aqui novamente para a deflagração de uma operação contra os outros responsáveis por essas drogas. Isso é apenas o início. O trabalho da DRE durante todo o ano de 2024 tem sido voltado para desarticular os grupos. Nosso objetivo é encontrar os financiadores das drogas, que em 90% das vezes não estão nos bairros pobres ou periferias, estão nos condomínios de luxo da nossa cidade. Queremos mostrar que a criminalidade está em todo lugar. Com certeza, o desdobramento disso será chegar nas pessoas de alto poder aquisitivo que estão inseridas na sociedade, se passando por empresários e, na verdade, estão financiando o tráfico de drogas", informou o delegado Wilson durante entrevista ao Programa Pop, da TV Cidade Verde.
A ação da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) resultou também na apreensão de R$ 35 mil em dinheiro, uma caminhonete, um drone, um simulacro de arma de fogo, celulares, um notebook, balanças de precisão, munição, entre outros materiais.
Durante as diligências, a equipe da DRE identificou um endereço no bairro Santa Isabel, em Várzea Grande, onde possivelmente havia um carregamento de entorpecentes. Com base nos indícios, o local passou a ser monitorado e foi identificado que o morador era um jovem que, em fevereiro deste ano, havia sido preso por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Os policiais da DRE apuraram que a droga estava em uma área de mata, nos fundos da residência, e o acesso era feito por uma trilha que ligava a casa ao local onde o carregamento estava escondido. A aproximação foi feita em uma casa cercada por muros, com um portão de entrada para veículos e outro portão nos fundos, próximo a uma trilha que seguia para a área de mata.
Ao percorrer a trilha, a equipe chegou a um local coberto por folhas e terra mexida. Assim que iniciou a escavação, foram encontrados vários tabletes de maconha envolvidos em fita plástica de cor marrom. Após a retirada das peças, foi encontrada uma caixa d'água repleta de mais tabletes da mesma substância, totalizando 942 tabletes de maconha. A equipe da DRE observou que a caminhonete Chevrolet S10, usada pelo suspeito, estava estacionada na garagem, e foi realizada a entrada tática no local.
O casal foi surpreendido com vários celulares, aparelhos eletrônicos, como drone e notebook, uma balança grande e outras duas menores, um simulacro de arma de fogo, uma máquina de cartão, munição, além da quantia de R$ 35 mil em dinheiro.
Os dois envolvidos foram encaminhados, junto com todo o material apreendido, para a DRE, onde foram interrogados e autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada para periciar e pesar o carregamento, totalizando mais de 1,1 tonelada de maconha. Após os procedimentos, o casal foi conduzido para audiência de custódia, sendo apresentado e colocado à disposição do Poder Judiciário.
LUANA MARIA SIQUEIRA GUIMARAES | 04/12/2024 08:08:21
Aff agora que a policia chegou a essa conclusão. Não precisa ser detetive para chegar a essa conclusão. Quero ver quando chegar no topo, quando descobrirem os verdadeiros patrocinadores, eles serão presos, ou só os que moram nas periferias é que merecem ir para cadeia? Vamos aguardar o desfecho de todas essas operações...
José | 04/12/2024 08:08:09
Os criminosos de MT e do Brasil não estão somente nos condomÃnios de luxo ...muitos deles tomaram de assalto os poderes da República . Estão no Legislativo , Judiciário e no Executivo .
XINELÃO NA ÃÂREA | 04/12/2024 08:08:04
Simples: Só verificar nos registros de todos condomÃnios os veÃculos de luxo! Se não constar no nome do morador, há sérios indÃcios de ser laranja. Daà é só investigar...
Maria Auxiliadora | 04/12/2024 07:07:03
Os financiadores do tráfico Não estão infiltrados na alta sociedade. Eles são da alta sociedade. Ou alguém com dois neurônios ativos acredita que alguém que viveu a vida toda na periferia tem condições de financiar tráfico pesado??? Quem financia o tráfico de drogas, as organizações criminosas de invasão de terras, pistolagem, compra de decisões judiciais moram nos condomÃnios de luxo. Lembrem-se onde moram os assassinos do Renato Nery, do advogado de Goiás e do Zampiere!! São pessoas que não sabem perder e resolvem seus conflitos com violência.
Graci Miranda | 04/12/2024 03:03:44
BELO TRABALHO DA POLICIA.
Operação remove 63 veículos e flagra 34 pilotos sem CNH
Segunda-Feira, 10.02.2025 15h32
Rapaz morre afogado em tentar atravessar represa a nado
Segunda-Feira, 10.02.2025 15h31
TJ mantém prisão de faccionado que comprou apartamento na praia de SC
Segunda-Feira, 10.02.2025 15h10
Após roubo frustrado em joalheira, bandido é preso com revólver
Segunda-Feira, 10.02.2025 14h40
Mulheres brigam em conveniência e uma leva garrafada na cabeça em MT
Segunda-Feira, 10.02.2025 14h35