Quinta-Feira, 06 de Fevereiro de 2025, 11h50
HARSH WAR
PC mira traficantes por vender "droga de filme" no Whats em Cuiabá
São cumpridos quatro mandados de busca
Da Redação
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (06.02), a Operação Hash Wars para cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão contra investigados por atuar com o tráfico de entorpecentes na modalidade delivery. As ordens judiciais, expedidas pelo Núcleo de Inquérito Policiais (Nipo), foram cumpridas em Cuiabá.
Durante os trabalhos, foram apreendidos aparelhos celulares. Os investigados serão ouvidos e indiciados. A operação é decorrente da Operação After, deflagrada pela anteriormente pela Denarc, no ano de 2021, com foco na apreensão de drogas sintéticas (como MDMA ou ‘ecstasy’ – 3,4-metilenodioximetanfetamina, LSD – dietilamida do ácido lisérgico), além de outras drogas, como cloridrato de cocaína e maconha, por meio da modalidade “delivery”.
As investigações apontaram que os usuários faziam pedido de drogas por meio de aplicativos de mensagens via aparelho celular e recebiam o produto no endereço informado ou entregues diretamente em festas (“baladas”). As investigações da Denarc apontaram que era realizada uma pré-venda com rateios nos grupos de WhatsApp e ou oferta individual, e somente após os interessados transferirem os valores correspondentes nas contas dos fornecedores, é que o entorpecente era comprado e rapidamente repassado através de delivery ou retirada em local combinado, mantendo uma logística de forma a evitar prejuízos comum a possível apreensão da droga.
O delegado da Denarc, André Rigonato, explica que as investigações a respeito da comercialização ilícita de drogas e grupos que atuam nesse ramo, demandam investigações de maior complexidade. “A atividade frequente, que merece atenção direta e especial dos órgãos de controle social formal, visa desestabilização de grupos atuantes nesta modalidade criminosa que tanto afeta a sociedade brasileira”, disse o delegado.
O nome da operação faz referência às embalagens das drogas comercializadas, com a inscrição “Hash Wars” em que “hash” equivale a abreviação de ‘haxixe’, com logomarca semelhante à franquia cinematográfica ‘Star Wars’).
A operação integra os trabalhos do Programa Tolerância Zero, deflagrado pelo Governo do Estado no combate às facções criminosas.
PC prende ex-sargento condenado por vários roubos em MT
Quinta-Feira, 06.02.2025 18h30
Líder do CV que deu ordem para matar grávida é transferido de MT
Quinta-Feira, 06.02.2025 18h20
Motorista de Amarok é preso com pistola e munições em VG
Quinta-Feira, 06.02.2025 18h02
PC prende 2 faccionados que torturaram ladrão no Nortão de MT
Quinta-Feira, 06.02.2025 17h58
Motociclista sofre fratura exposta após colisão com Gol em MT
Quinta-Feira, 06.02.2025 17h10