Política

Segunda-Feira, 03 de Fevereiro de 2025, 19h28

OBRAS PARADAS

Petista vê erro em troca de modal e detona atraso no BRT

Parlamentar responsabiliza o Governo do Estado e também a Assembleia

BRENDA CLOSS

Da Redação

 

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) fez duras críticas ao atraso nas obras do BRT (Ônibus de Transporte Rápido) em Cuiabá e Várzea Grande. Ele classificou, nesta segunda-feira (3), a troca do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) pelo novo modal como um erro e responsabilizou o Governo Estadual além da própria Assembleia Legislativa pelo que considera um retrocesso no transporte público da capital.

As obras do BRT, que deveriam ter avançado conforme o cronograma, seguem em ritmo lento, gerando transtornos à população e incerteza sobre sua conclusão. O governador Mauro Mendes (UB) ainda analisa medidas para acelerar a execução do projeto. Um rompimento de contrato, ainda que penoso, não é descartado.

"Eu sempre me posicionei contrário à mudança de modal. Não dá para admitir que, em pleno século XXI, lá em 2019, 2020, quando começou-se a discutir isso, nós fôssemos dar um cavalo de pau e retroagir. Nós fomos medievais aqui no Estado, porque nenhum lugar do mundo troca VLT por ônibus, e aqui é exatamente isso que aconteceu", criticou Barranco.

O parlamentar relembrou que promoveu uma audiência pública em 2021 para debater o tema, mas, segundo ele, não houve o devido engajamento da Assembleia Legislativa para impedir a mudança do modal. Ele destacou que a Casa de Leis tem responsabilidade no que ocorre atualmente com o BRT e lamentou a situação de paralisação das obras.

"A Assembleia Legislativa tem total responsabilidade com o que aconteceu com o BRT, inclusive, porque nós não poderíamos, depois de tantos investimentos, já termos os vagões aí, boa parte da infraestrutura construída, abrir mão para voltarmos atrás e colocarmos ônibus novamente para a população. Agora o governador não dá conta de construir e não vai dar conta de entregar. Cuiabá está um caos absoluto nesse momento por conta disso", disparou.

Barranco também questionou os próximos passos do governo estadual diante do impasse e criticou a falta de planejamento para a troca do modal. "Agora vão defender a tese de que vão romper com o BRT, com todas as obras prontas, com a cidade toda revirada? É inadmissível, né? Foi um erro depender de RDCI sem o projeto executivo pronto. Foi um erro trocar o modal. Nós não poderíamos ter trocado", pontuou.

O deputado também destacou que o VLT, abandonado em Mato Grosso, será implementado na Bahia, o que, segundo ele, reforça o equívoco da mudança de modal em Cuiabá. "Agora, quem vai surfar nisso é a Bahia, porque o governo da Bahia adquiriu os vagões. E a Bahia, que já tem metrô instalado, agora também vai ter VLT. Quem anda pela Europa sabe a diferença que é. Mesmo no Brasil, alguns estados já têm, como no Nordeste e no Rio de Janeiro. Enfim, acho que foi um grande erro e com grande participação, culpa e pecado da Assembleia Legislativa", concluiu.

Comentários (4)

  • Ademir  |  03/02/2025 20:08:54

    Um.petista querendo dar aula de caráter e retidão, como pode !!!! Fim dos tempos mesmo!!!! Na época do Silval e VLT eles junto com o PT acabaram com Cuiabá e VG e sumiram com o dinheiro todo !!!! Tá no DNA de esquerdista ser corrupto !!!! E esclareça não é ônibus simples , e sim elétrico , sem barulho e sem poluição , não BRT simples , não engane mais ainda a população como gostam de fazer picanha !!!!!

  • Dito  |  03/02/2025 20:08:11

    Imagina seu partido que não dá conta de pregar um prego numa tabua, some o martelo, o prego e a tabua e ainda fazem dívidas.... kkkkkk

  • Girino  |  03/02/2025 19:07:57

    BRT não tem projeto nenhum foi escolhido por birra do governador mimado com Neneu. O resultado tá aí uma obra mal feita, que não anda, feia, um verdadeiro desastre. O povo não viu nada ainda, quando essa obra entrar na prainha e na Fernando Corrêa aí o caos total vai ser armado, o responsável por todo esse desastre chama-se Mauro Mendes, engenheiro orelha seca, político de meia tijela.

  • João Silva |  03/02/2025 19:07:53

    Não sou simpático as ideologias desse Deputado, mas temos que concordar que ele tem razão. Trocar um VLT por BRT seria como trocar um carro direção hidráulica por mecânica. Transporte muito mais moderno, sustentável e confortável. Anda nessa linha de concreto do BRT que estão fazendo, é uma trepidação fora do normal, diferentemente do transporte em trilho. Se até Sobral - CE, com 200 mil habitantes tem o VLT, porquê Cuiabá uma cidade pujante não poderia ter.

Confira também: Veja Todas