Política

Sábado, 01 de Fevereiro de 2025, 17h40

REVOLTA NA EDUCAÇÃO

Promessa de 7 Corollas a professores faz sindicato reagir contra prefeito em MT

Sindicato aponta que salário defasado mal pagaria IPVA e combustível

Da Redação

 

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur) emitiu uma nota de repúdio denominada “Respeita a educação”, contra as “falas desastrosas” do prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), durante um evento da Secretaria Municipal de Educação, realizado nesta sexta-feira (31). O bolsonarista anunciou que vai premiar os professores mais eforçados com sete carros zero km como forma de recompensar o esforço individual de cada um.

De acordo com a diretoria do Sispmur, o evento, que marcava o início do ano letivo da rede municipal em Rondonópolis, atrasou cerca de duas horas para começar, mas o que causou desgaste e descontentamento entre os presentes foi o discurso prefeito. Cláudio Ferreira anunciou que um veículo Corolla seria entregue ao professor que apresentasse a melhor turma ou o melhor índice de desempenho. Confore o sindicato, presidido pelo professor Reuber Teles Medeiros, o gestor “reduziu a valorização profissional a uma competição por méritos individuais”. 

A nota também afirma que as palavras do prefeito bolsonarista geraram intensas discussões, aborrecimentos e profundo desgosto na plateia. "A indignação dos profissionais da Educação foi imediata, criando um ambiente tenso e desagradável. Mesmo diante da reação negativa, o senhor prefeito insistiu em sua fala, afirmando que quem não quisesse o Corolla deveria anotar o nome e ficaria de fora. Um Corolla não é suficiente, até porque, com os atuais salários, muitos professores não teriam condições de pagar o IPVA ou abastecer o veículo. O que nossos servidores da Educação exigem é valorização profissional, salários justos, revisão do PCCV e melhores condições para exercerem seu trabalho com dignidade”, diz trecho da nota. 

Por fim, o sindicato lamentou e repudiou veementemente as “falas desastrosas” do gestor Cláudio Ferreira” e espera que as promessas feitas nas eleições sejam cumpridas. O Sispmur é presidido pelo professor Reuber Teles Medeiros, tendo como membros o diretor Ilson José Galdino, Renato Duarte e Naldecy Silveira.

Confira na íntegra:

Na última sexta-feira, 31 de janeiro, os profissionais da Educação do município de Rondonópolis acordaram cedo e se organizaram para participar de um grande evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação. O momento era de extrema importância, pois marcava o início do ano letivo de 2025. O local estava bem organizado, e os profissionais foram acolhidos e recepcionados de forma cordial por seus pares. No entanto, o que se seguiu não correspondeu às expectativas.

O evento atrasou cerca de duas horas para começar, mas o que realmente causou desgaste e descontentamento entre os presentes foi o discurso do senhor prefeito, Cláudio Ferreira. Suas palavras geraram intensas discussões, aborrecimentos e profundo desgosto na plateia. Ao anunciar que um carro modelo Corolla seria entregue ao professor que apresentasse a melhor turma ou o melhor índice de desempenho, o prefeito reduziu a valorização profissional a uma competição por méritos individuais.

A indignação dos profissionais da Educação foi imediata, criando um ambiente tenso e desagradável. Mesmo diante da reação negativa, o senhor prefeito insistiu em sua fala, afirmando que quem não quisesse o Corolla deveria anotar o nome e ficaria de fora.

Senhor prefeito, o que os profissionais da Educação desejam é VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL. Nossos salários estão defasados há anos, e nossos professores trabalham incansavelmente em nossas unidades de ensino, sempre em prol dos alunos, sem qualquer tipo de segregação, discriminação ou preconceito – termos que, infelizmente, ficaram evidentes em suas falas. Isso contrasta diretamente com o discurso do secretário de Educação, que destacou a inclusão como prioridade em nossas escolas. Lamentável!

Nossos alunos merecem respeito, independentemente de suas dificuldades ou defasagens na aprendizagem. A inclusão deve ser uma prática constante e prioritária em todas as unidades de ensino. O mérito por uma educação de qualidade não pode ser atribuído a um único professor, mas a toda a comunidade escolar: professores, coordenadores pedagógicos, diretores, secretários escolares, vigilantes, profissionais de serviços diversos, estagiários, assistentes de desenvolvimento da educação infantil, merendeiras e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Um Corolla não é suficiente, até porque, com os atuais salários, muitos professores não teriam condições de pagar o IPVA ou abastecer o veículo. O que nossos servidores da Educação exigem é valorização profissional, salários justos, revisão do PCCV e melhores condições para exercerem seu trabalho com dignidade.

O SISPMUR lamenta e repudia veementemente as falas desastrosas do senhor prefeito Cláudio Ferreira. Esperamos que, daqui para frente, possamos estabelecer diálogos produtivos e que as promessas feitas sejam cumpridas em prol dos nossos profissionais da educação.

Valorizar a educação é valorizar o futuro de Rondonópolis!

DIRETORIA SISPMUR

Confira também: Veja Todas