O início do ano letivo de 2025, em Várzea Grande, teve como destaque a entrega, pela prefeita Flávia Moretti (PL), das novas salas de aulas da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) ‘Abdala José de Almeida’. A solenidade ocorreu nesta segunda-feira, 3, com a presença de secretários, vereadores e comunidade escolar.
Após o descerramento da placa, a prefeita destacou a importância da ampliação do número de salas de aulas para a escola, que passa a atender 1.200 alunos do bairro São Mateus. “Sou professora, sou educadora e mesmo sem estar em sala de aula atualmente, sei a importância de ampliarmos no número de salas de aulas em nosso município. Por isso, nesta nova realidade que se inicia em Várzea Grande, vamos trabalhar com determinação para que, sempre que for possível, viabilizar novas salas e construir novas escolas, para que nenhuma criança fique fora da sala de aula” afirmou.
Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Pe. Edson Sestari, a responsabilidade por uma educação de qualidade reflete diretamente na construção de um país. Segundo o secretário, conforme determinação da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito, Tião da Zaeli, além de aprender os conteúdos do currículo pedagógico, os alunos terão um espaço de construção de princípio e valores. “Vamos iniciar essa construção trabalhando conceitos fundamentais: o Respeito e o Cuidado. Nossa meta é implementar nos próximos anos uma escola com princípios, com valores e qualidade” destacou.
TECNOLOGIA - O secretário informou ainda que a secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está iniciando na EMEB Abdala uma ação para melhorar a segurança do espaço escolar, a instalação de câmeras na escola e sendo conectadas ao sistema de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOSP) do governo do Estado e em algumas semanas também estarão em funcionamento o sistema de reconhecimento facial de alunos, professores e técnicos da unidade.
A diretora da escola, professora Izabel Vitalino de Campos, disse que, com as nove novas salas de aula foi possível o remanejamento de 22 turmas - cerca de 600 alunos - que até o ano passado estavam nas salas anexas da EMEB Júlio Corrêa. “Com essas novas turmas, a EMEB Abdala passa a atender um total de 1.200 alunos” informou.
A avó do aluno Fernando Gomes Pires, Edna Cavalcanti de Oliveira, estava acompanhando o primeiro dia do neto na nova escola. O aluno, que estudava em uma das salas do anexo, ganhou uma sala totalmente nova, climatizada e com todo mobiliário novo. Para dona Edna, a nova estrutura da escola vai colaborar e incentivar o neto, que vai cursar o 5º ano, em seu processo de aprendizagem. “No anexo, o espaço era provisório, apertado e também não tinha espaço para o lazer das crianças. Nesse novo espaço, acho que ele vai se adaptar muito bem” declarou.
A inauguração das novas salas da EMEB Abdala José de Almeida contou com a presença do secretário de Assuntos Estratégicos, Carlos Alberto Araújo, do secretário de Assistência Social, Gustavo Duarte, dos vereadores Charles Quadros e Enfermeiro Emerson e do subsecretário de Comunicação Social, Fabiano Fontoura.