Cultura Quarta-Feira, 17 de Agosto de 2022, 10h:08 | Atualizado:

Quarta-Feira, 17 de Agosto de 2022, 10h:08 | Atualizado:

MUNDO ANIMAL

Ariranhas põem onça-pintada 'para correr' no Pantanal de MT

 

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

onca-pantanal.JPG

 

Um grupo de ariranhas colocou uma onça-pintada "para correr" no Pantanal Mato-grossense, no Parque Estadual Encontro das Águas, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço. O flagrante foi registrado pelo guia de turismo Branco Arruda. 

Nas imagens, a onça, conhecida na região como Ibaca, a mesma que foi flagrada ao perder a briga para uma sucuri, é vista em mais uma tentativa frustrada para se alimentar. Segundo Arruda, a onça estava caminhando na margem esquerda do Rio Três Irmãos, enquanto um grupo de ariranhas tomava banho de sol, tranquilas.

“Ibaca atravessou o rio e veio sondando o grupo, pata por pata. Mas, as ariranhas sentiram ela e entraram na água, então começou a briga”, explicou. As ariranhas reagiram de forma sincronizada, o que fez a onça hesitar. Por fim, desistiu da investida e correu vegetação adentro.

O grupo ainda foi atrás do felino para proteger o território onde moram. De acordo com a coordenadora do Projeto Ariranhas, a bióloga Caroline Leuchtenberger, esses animais vivem de forma sociável, sempre juntas, o que permite uma defesa mais robusta contra potenciais predadores.

Segundo ela, o grupo já vem sendo monitorado pelos especialistas da região. “Estes animais estão bem acostumados a interagir com as onças e, inclusive, atuam sincronizados para rechaçá-la”, salientou.

A bióloga ainda destacou que as aririnhas são territorialistas. “Ao longo do rio, elas vão marcando a margem e os barrancos com cheiro para que outros grupos de ariranhas não invadam. Quando acontece, as brigas são bem intensas e podem levar à morte”, disse.

Ainda segundo Caroline, elas costumam se refugiar em tocas escavadas no barranco. “As tocas são sempre bem protegidas pelas vegetações. Elas saem bem cedo e passam grande parte do dia pescando. Elas comem cerca de 10% do peso corporal. Um animal de 20 quilos come em torno de dois quilos de peixe. Quando machos adultos, podem pesar até 30 quilos”, explicou.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet