A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) tem investido no programa Semente Forte como uma forma de proporcionar maior segurança aos produtores rurais. Desenvolvido em 2017 pela comissão de Defesa Agrícola, o trabalho é executado durante o planejamento da safra de soja e milho, e busca assegurar através das análises da qualidade dos lotes, que os associados recebam sementes com alta taxa de germinação, vigor e sanidade, critérios essenciais para o bom desempenho das lavouras.
A semente é matéria-prima e desempenha papel decisivo na produtividade e rentabilidade da produção. O programa Semente Forte oferece o serviço de amostragem realizada por Amostrador Oficial, com a possibilidade de os produtores solicitarem a coleta e envio da amostra das sementes adquiridas para análise em laboratório credenciado junto ao Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa).
Conforme o vice-presidente oeste e vice-coordenador da comissão de Defesa Agrícola, Gilson Antunes de Melo, ao verificar a qualidade das sementes, os produtores conseguem planejar a safra com mais precisão. “O principal benefício é a certeza que o produtor tem de que está plantando a semente com a qualidade que ele comprou. Hoje em dia os materiais estão cada vez mais exigentes quanto ao número de plantas por hectare e quando você tem a segurança do que está fazendo, com certeza isso reflete na produtividade e em ganho para o agricultor”, afirma Gilson.
O associado Ney Ataide de Lima, de Gaúcha do Norte, contou com o programa nas últimas safras e ele foi essencial para negociar o reembolso das sementes de soja que vieram com problemas em dois anos consecutivos. “Nas últimas três safras, todas as nossas análises foram enviadas ao laboratório e tivemos problemas por dois anos com o vigor e germinação de sementes. Com os laudos em mãos foi possível negociar com as empresas uma forma justa e que não nos deixou no prejuízo”, conta.
Para o produtor Geraldo Delai, de Água Boa, a análise e o laudo do laboratório também foram fundamentais para conseguir o reembolso de um lote de sementes. “Mandando uma amostra para o laboratório, eles descartam todos os problemas que podem vir na semente, inclusive mistura de outras plantas daninhas, como já aconteceu de vir feijão miúdo no meio da nossa semente”, explica.
Além de verificar a qualidade das sementes, o programa orienta os produtores a verificarem a integridade das embalagens e os documentos obrigatórios no processo de comercialização de sementes, como a Nota Fiscal, o Boletim Oficial de Análise e o Certificado ou Termo de Conformidade. Também é recomendada a realização de testes de germinação e vigor, seja em laboratório ou em canteiros, como forma de assegurar que as sementes recebidas na propriedade de fato possuem a qualidade mínima exigida pela Legislação de Sementes, de acordo com os padrões de comercialização para cada espécie.
O Semente Forte tem se consolidado como um programa que oferece o serviço de amostragem realizada por Amostrador Oficial credenciado junto ao MAPA, a fim de garantir que as etapas desse processo sejam realizadas de acordo as normas exigidas. Com a correta amostragem e análise das sementes realizada por laboratório certificado, os produtores associados da Aprosoja MT podem mitigar os possíveis riscos para a safra em relação a baixa qualidade das sementes, e dessa forma, tomar decisões mais assertivas.
Coleta
Os supervisores da Aprosoja MT são amostradores oficiais de sementes, credenciados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Isso assegura que a amostragem siga os padrões oficiais estabelecidos pelo órgão.
Para solicitar uma coleta de semente o produtor deve entrar em contato com o Canal do Produtor pelo número (65) 3027-8100 e solicitar a abertura de uma Ordem de Serviço (O.S.) que será direcionada ao supervisor responsável pela região onde o produtor associado possui propriedade.