Política Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024, 19h:25 | Atualizado:

Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024, 19h:25 | Atualizado:

TREM DA ALEGRIA

Partido aciona TJ contra lei que criou 116 cargos comissionados em cidade de MT

Norma contestada em Rondonópolis foi publicada no final do mês passado

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

prefeitura rondonopolis

 

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) contra a Prefeitura de Rondonópolis (212 km de Cuiabá) para tentar barrar sete leis vigentes no município. A sigla questiona a legalidade destas normas municipais, que resultaram na criação de 116 cargos comissionados no Município, atualmente administrado pelo prefeito José Carlos do Pátio (PSB).

A ação aponta que, no último dia 21 de junho, a Prefeitura de Rondonópolis publicou no Diário Oficial sete leis complementares, que permitiram a criação dos cargos na administração municipal. Entre os cargos, estão o de superintendente de agrimensura, gerente de divisão de apoio administrativo financeiro, gerente de departamento de estatística, gerente de departamento de proteção de dados, assessor jurídico, agente de contratações e pregoeiro.

Segundo o partido, somente na Secretaria Municipal de Administração, foram criadas seis vagas para assessores jurídicos, além de sete agentes de contratação, cargos com salários na ordem de R$ 7,6 mil. O PSDB destacou que a acessibilidade a cargos públicos deve ser feita através da aprovação em concurso público ou provas e títulos.

O partido aponta ainda que a criação dos cargos teria violado a Constituição Federal por conta da ausência de planejamento orçamentário e pede, em liminar, a suspensão imediata das legislações municipais. O PSDB também pediu que seja, no mérito, declarada a inconstitucionalidade da lei que criou os cargos.  

A ação foi distribuída neste domingo (30 de junho) e tramita junto ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça e está conclusa para receber decisão (liminar). 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet