Política Segunda-Feira, 03 de Fevereiro de 2025, 16h:25 | Atualizado:

Segunda-Feira, 03 de Fevereiro de 2025, 16h:25 | Atualizado:

NEGACIONISMO

Senador de MT admite influência de Bolsonaro em baixa vacinação

 

ALLAN MESQUITA
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

VACINA.jpg

 

O senador Wellington Fagundes (PL) reconheceu os efeitos negativos da “Era Bolsonaro” na vacinação no Brasil. Contudo, afirmou que a baixa na imunização de diversas doenças seguem em queda pela ineficiência das campanhas do governo Lula (PT).

Durante entrevista ao programa Tribuna, da rádio Vila Real FM (98.3), Fagundes destacou que, embora reconheça a influência da gestão anterior, a responsabilidade atual é do governo em exercício. Na avaliação do senador, o índice de vacinação no país está aquém do esperado por falta de uma política de estímulo mais eficaz.

“Tem sim alguma influência [governo Bolsonaro]. No entanto, o governo atual tem que ter a política de Estado. Se o presidente Lula tivesse feito um trabalho de estimular as pessoas a vacinarem, estaria com um índice de vacinação muito maior. Ao invés disso, ficou procurando culpado. O passado já foi, vamos falar de agora”, afirmou na última semana.

Ocorre que durante a pandemia, Bolsonaro contestou a eficácia da vacina da covid-19 por diversas vezes. Em uma das entrevistas ele chegou a sugerir que quem se vacinasse poderia “virar um jacaré”. Diante disso, quando assumiu o governo, o presidente Lula retomou as campanhas de vacinação. Em 2023, o Estado de Mato Grosso registrou um aumento na cobertura vacinal de 9 dos 16 principais imunizantes, conforme dados do Ministério da Saúde. Por exemplo, a cobertura vacinal contra hepatite A aumentou de 79,4% em 2022 para 84,5% em 2023.

No que diz respeito à vacinação infantil, o país apresentou melhorias notáveis. O número de crianças que não receberam nenhuma dose da vacina DTP1 (que protege contra difteria, tétano e coqueluche) caiu de 418 mil em 2022 para 103 mil em 2023.

Em 2024, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 270 milhões de doses de vacinas ao longo do ano, com 92 milhões dessas doses sendo distribuídas nos últimos 6 meses.

Fagundes, no entanto, insistiu nas críticas em relação à atuação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, apontando falhas na gestão e na organização das ações de saúde. “A ministra é da Fiocruz e não está tendo habilidade de organizar a saúde no Brasil. Os recursos não estão sendo passados aos municípios e cada dia a situação está ficando mais complicada”, pontuou.





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • João da Silva

    Segunda-Feira, 03 de Fevereiro de 2025, 18h59
  • O Governo Lula resgatou até o Zé Gotinha, para incentivar a vacinação o problema é que o povo não quer vacinar devido às campanhas de Fake News e mentiras espalhadas pelo Bozonaro e a extrema Direita, principalmente através do WhatsApp e Telegram. Isto é tão grave que chega ao ponto até de estragar as vacinas e ter que jogar fora, pois o povo não vai se vacinar.
    0
    0



  • Carlos Nunes

    Segunda-Feira, 03 de Fevereiro de 2025, 18h41
  • Pois é, a velha e carcomida Imprensa distorceu a posição do Bolsonaro quanto às vacinas. Não havia naquela época vacina nenhuma. Foi por isso que morreu gente no mundo inteiro. Nenhum a Nação escapou da mortandade. Nas primeiras ofertas de vacina ao Brasil, as empresas fabricantes recusaram responsabilizar por qualquer efeito colateral, reações...inclusive que o Governo não poderia mover nenhuma ação contra essas empresas, no Brasil. O que Bolsonaro não concordou...havia um tempo curto na fabricação da vacina, sem tempo de fazer os vários testes necessários à aprovação da vacina. Ou seja, um grande risco. Somente quando a vacina foi aprovada realmente, é que o Governo Bolsonaro começou a comprar vacina segura. E o Brasil foi um dos primeiros a comprar vacinas...MILHÕES DE DOSES. Se comprasse, quando a vacina ainda era testada em laboratório, o povo brasileiro teria servido de Cobaia de Vacina. Uma vacina só vale realmente depois de diversas etapas científicas, cada uma testada exaustivamente.
    0
    0



  • Rodrigues Marques

    Segunda-Feira, 03 de Fevereiro de 2025, 17h05
  • Nobre Senador ele teve total influência não venha culpar o Presidente Luls depois de 2 anos de presidência ainda não conseguiu chegar ao índice de 90% .
    0
    0



  • cacilds

    Segunda-Feira, 03 de Fevereiro de 2025, 16h34
  • o inominável diz que vacina transforma as pessoas em jacaré e a culpa é do Lula?
    0
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet