Segunda-Feira, 03 de Fevereiro de 2025, 09h06
NESTA SEGUNDA
Escolas Técnicas Estaduais retomam aulas em 17 municípios de MT
É o primeiro ano em que todas estarão em pleno funcionamento
Da Redação
As 17 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) de Mato Grosso iniciam o ano letivo nesta segunda-feira (03.2). Será a primeira vez que a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) tem todas as unidades de ensino em pleno funcionamento.
As ETECs poderão receber cerca de seis mil alunos ao longo de 2025. Serão ofertados cursos técnicos na modalidade concomitante intercomplementar com o Ensino Médio para jovens que estejam matriculados no Ensino Médio em escolas parceiras da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), ou seja, ao mesmo tempo em que estudam o Ensino Médio, os alunos também realizam um curso técnico.
Também são realizados cursos técnicos na modalidade concomitante para jovens de 17 anos ou mais, que estejam cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio em qualquer instituição de ensino. Haverá, ainda, cursos técnicos na modalidade subsequente para jovens e adultos que já tenham concluído o Ensino Médio, mas que desejam obter uma certificação técnica.
"Estamos ofertando cursos técnicos e profissionalizantes de qualidade para nossa população e atendendo a demanda de acordo com a vocação regional e o mercado de trabalho, conforme orienta o governo de Mato Grosso”, afirma o secretário da Seciteci, Allan Kardec.
O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dimorvan Brescancim, também ressalta a importância dos cursos técnicos para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos.
"O curso técnico transforma a vida das pessoas. O estudante e o trabalhador que já concluíram o Ensino Médio conseguem dar um salto no mercado de trabalho depois que obtêm o diploma. Além do mais, pesquisas demonstram que o desempenho universitário dos alunos que passaram pelo técnico é ainda melhor".
As ETECs estão localizadas nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Várzea Grande e Sorriso iniciam as aulas pela primeira vez em 2025.
Por meio das escolas técnicas, também são oferecidos cursos livres e de formação inicial em cidades sem sede cujos planos pedagógicos são baseados no Guia Nacional de Cursos-FIC e na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
TJMT dá aval para criação do Repositório da Mulher Jurista
Segunda-Feira, 03.02.2025 15h40
TJMT analisa candidatos do ENAC autodeclarados negros
Segunda-Feira, 03.02.2025 15h38
PT defende UFMT em Lucas do Rio Verde
Segunda-Feira, 03.02.2025 15h34
Confira o valor da UPF atualizado em fevereiro de 2025
Segunda-Feira, 03.02.2025 15h31
Vereador cobra ações contra desperdício de água em VG
Segunda-Feira, 03.02.2025 15h21