Cidades

Segunda-Feira, 10 de Fevereiro de 2025, 14h18

ACORDOS

Vara de Peixoto de Azevedo inaugura sala de conciliação

Da Redação

 

A Vara do Trabalho de Peixoto de Azevedo agora conta com um espaço exclusivo para a realização de audiências de conciliação. A nova sala entrou em funcionamento no dia 3 deste mês para facilitar a solução de conflitos trabalhistas por meio do diálogo e acordo entre as partes.

Conforme o  titular da unidade, juiz  Victor Majela, as audiências na nova sala de conciliação estão sendo realizadas às segundas-feiras. “Inicialmente colocamos em pauta os processos que já estão com audiência de instrução marcada, ou seja, casos em que já foram juntadas defesas e as partes têm conhecimento das teses adversárias”, explicou o magistrado.

O juiz destacou que a ideia é ampliar a iniciativa e incluir também processos em outras fases. “Vamos pautar processos em fase de execução e aqueles prontos para julgamento. Além disso, estamos abertos a atender solicitações das partes que desejam participar de audiências de conciliação.”

As audiências são agendadas com intervalos de 30 minutos e conduzidas pelo conciliador Joezer de Jesus, sob a supervisão do magistrado.

Correição participativa

A criação da sala de conciliação foi uma das ações sugeridas durante os trabalhos realizados pela equipe da correição participativa.

A sala de conciliação se espelhou no resultado da edição do projeto Cejusc Presente,  realizada na unidade em novembro de 2023. Esse mutirão, promovido pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) da Justiça do Trabalho em Mato Grosso, percorre municípios do interior para incentivar acordos em processos trabalhistas.

O juiz ressaltou que a experiência positiva do Cejusc Presente em Peixoto de Azevedo motivou a criação do espaço permanente para a conciliação. “A iniciativa deixou uma marca muito positiva aqui. Chegamos a considerar a realização de uma semana de conciliação por mês. Algum tempo depois, recebemos o plano de ação da Corregedoria, específico para nossa unidade, com a sugestão de se instalar uma sala de conciliação.”

O magistrado celebrou a concretização do projeto. “Foram esses dois fatores que nos motivaram a criar a sala de conciliação. Estou vibrante com essa iniciativa e confiante de que trará excelentes resultados para a Vara do Trabalho de Peixoto de Azevedo”, concluiu.

Confira também: Veja Todas