Domingo, 02 de Fevereiro de 2025, 16h11
REFORMA
Câmara vai pautar revogação da taxa do lixo em Cuiabá
A GAZETA
A Câmara Municipal de Cuiabá inicia os trabalhos de 2025 com pautas decisivas, entre elas, a votação da reforma administrativa e a suspensão da taxa do lixo. A expectativa é que o projeto que revoga a cobrança da taxa seja encaminhado pelo prefeito Abílio Brunini (PL) à Casa de Leis ainda em fevereiro.
"Encaminharemos o projeto de revogação da taxa de lixo para a primeira semana de sessão da Câmara, que retorna aos trabalhos no dia 3 de fevereiro", afirmou Brunini, destacando que a revogação é uma das principais prioridades do governo municipal.
Na segunda-feira (3), será realizada a Sessão Inaugural da Legislatura 2025-2028. O evento terá um rito formal: a leitura da mensagem do prefeito, que será enviada pelo Poder Executivo aos vereadores, seguida pelas palavras dos líderes de bancada. Cada um terá até 5 minutos para se manifestar.
A presidente da Mesa Diretora da câmara, afirmou que apesar do recesso parlamentar, janeiro foi um mês de muito trabalho, com a realização de três sessões extraordinárias, para aprovação de projetos como o auxílio emergencial para famílias atingidas pelos alagamentos, o desmembramento das comissões, o parcelamento de dívidas da Prefeitura com a Previdência Social e de impostos federais, além da realização de sessões híbridas durante a recessão.
Reforma administrativa
O prefeito Abilio anunciou que pautas importantes serão enviadas neste mês, incluindo a Reforma Administrativa que pretende implementar no Executivo. "Essa proposta será analisada pelas comissões, estudada e, posteriormente, apreciada e plenário, onde será votada pelos vereadores para que possamos dar uma resposta à sociedade", disse.
A parlamentar destacou que, quanto à taxa do lixo, trata-se de uma determinação federal, e frisou que os descontentamentos da população com a coleta é notório. No entanto, para que a cobrança seja suspensa, é necessário que o prefeito indique uma fonte de receita que a substitua. "Se tudo estiver dentro da lei e em conformidade, votaremos a matéria seguindo o entendimento coletivo, pensando sempre no povo cuiabano em primeiro lugar", apontou.
Já a primeira Sessão Ordinária está marcada para terça-feira (4), às 9h, quando os vereadores devem votar a reforma administrativa da Capital. A proposta, que promete alterar a estrutura da administração pública municipal, está entre as mais aguarda das pelos parlamentares e pela população, que espera por um modelo mais eficiente e transparente.
Justiça dá 3 dias para prefeito revelar beneficiados com cestas em MT
Domingo, 02.02.2025 21h30
Vídeo com carro atolado viraliza e gera treta entre Abilio e Emanuel
Domingo, 02.02.2025 17h35
Botelho continua na base e "veta" barão do agro como candidato do grupo
Domingo, 02.02.2025 14h25
Senador bolsonarista quer trunfo da anistia para derrotar barão do agro em MT
Domingo, 02.02.2025 12h20
Prioridade dos deputados de MT é destravar emendas
Domingo, 02.02.2025 10h29