Quinta-Feira, 06 de Fevereiro de 2025, 13h52
SAÚDE BUCAL
Sindicato expõe caos em unidades em Cuiabá
ALLAN MESQUITA
Gazeta Digital
Unidades de Saúde Bocal de Cuiabá seguem sem coordenação, conforme nota divulgada pelo Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso (Sinodonto). De acordo com entidade, até quarta-feira (5), o prefeito Abilio Brunini (PL) não havia nomeado o coordenador de Saúde Bucal, deixando a odontologia municipal sem gestão específica.
Nesta quarta-feira (5), a categoria comunicou que a situação tem afetado diretamente o atendimento à população. "A odontologia está um caos, com unidades paradas, sem condições de atendimento devido à falta de material e equipamentos quebrados", afirma o sindicato.
A nota cita que representantes da entidade se reuniram com o chefe do Alencastro há uma semana para cobrar providências. No entanto, aguardam um posicionamento concreto.
Conforme o Sinodonto, várias Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) estão com atendimentos comprometidos devido à falta de equipamentos funcionando.
Entre os problemas identificados estão cadeiras odontológicas quebradas, compressores inoperantes, falta de climatização e ausência de materiais básicos para atendimento.
Confira algumas das unidades afetadas:
CO CPA: Nenhuma cadeira odontológica funcionando devido a problemas no compressor.
CEO Verdão: Completamente inoperante por falta de compressor.
CEO Osmar Cabral: Apenas uma cadeira funcionando; dois aparelhos de ar-condicionado condenados.
CEO Pascoal Ramos: Nenhuma cadeira em funcionamento; sala de Odontopediatria desativada.
CEO Vitória: Sem cadeiras funcionando e compressor estragado.
Outro lado:
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) esclarece que em Janeiro de 2025 foi realizado um diagnóstico da rede de saúde bucal para conhecimento e análise da situação. A atual gestão encontrou a área da saúde bucal sem contrato vigente de empresas para manutenção de equipamentos odontológicos e diversos débitos acumulados com empresas que prestaram os serviços ao longo do ano de 2024 de forma indenizatória. A partir deste cenário, foi retomado os trabalhos do processo licitatório (SGD 25190/2024) para contratação de empresa de manutenção e desta forma, regularizar dos serviços de manutenção odontológica em toda a rede.
Sobre a nomeação do Coordenador (a) Técnico (a) de Saúde Bucal, a gestão está em análise dos nomes, juntamente com as entidades de odontologia, dos profissionais que possuem capacidade técnica para assumir este cargo, que detém muita responsabilidade.
Em tempo, informamos que, a secretaria não está medindo esforços para a normalização dos serviços odontológicos o mais breve possível.
Após 30 anos, cacique do MDB deixa comando da sigla e deputado assume
Quinta-Feira, 06.02.2025 19h52
Vereadora propõe CPI para investigar "fraudes financeiras" de Emanuel
Quinta-Feira, 06.02.2025 18h42
Vereadora cobra Prefeitura após moradores limparem avenida
Quinta-Feira, 06.02.2025 18h17
Câmara de VG vai convocar aprovados em concurso
Quinta-Feira, 06.02.2025 18h16
Feitoza encontra ETA do Cristo Rei parada em VG
Quinta-Feira, 06.02.2025 18h14