Terça-Feira, 04 de Fevereiro de 2025, 18h42
ALINHAMNETO
Reunião discute situação de mendigos em Cuiabá
Da Redação
O prefeito Abilio Brunini, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Vânia Garcia Rosa recebeu, receberam nesta segunda-feira (4) membros da coordenação do movimento nacional da população em situação de rua para discutir políticas públicas. A reunião aconteceu no Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá.
Um dos compromissos firmados foi a edição de um decreto para ampliar a participação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua de Cuiabá. O prefeito também ressaltou que a alimentação aos moradores em situação de rua permanece.
Porém, deixou claro que a distribuição será organizada e acessível a partir de ações próprias do município. “Estamos trabalhando com o restaurante popular e a possibilidade de um chamamento público para cadastrar restaurantes particulares dispostos a nos auxiliar. Também já é de nosso conhecimento que banheiros públicos estão fechados. Nós iremos reativá-los e realizar a instalação de bebedouros em pontos da cidade”, destacou.
A vice-prefeita Vânia Garcia ressaltou que a Prefeitura de Cuiabá está empenhada em oferecer dignidade aos moradores em situação de rua. “Essas políticas sociais são resultados de um processo. Nós estamos dialogando com o poder Judiciário, conselhos municipais e entidades religiosas para garantir a melhoria social e emocional a essas pessoas”.
A integrante do movimento nacional da população em situação de rua, Rubia Cristina de Jesus Silva, agradeceu ao prefeito Abilio Brunini pela oportunidade de apresentar as demandas. “A gente sai feliz porque é um diálogo que foi aberto. Estamos na expectativa de ter nossas demandas atendidas”, disse.
Ainda participaram da reunião Franciele Costa Mateus Rattacasu e Glória Maria Munõs, ambas integrantes do movimento nacional de população de rua e o padre Hugo Armando Sanchez, atuante na Igreja Anglicana do bairro Jardim Eldorado.
Também marcaram presença o secretário interino de habitação, William Campos, e os secretários adjuntos de Assistência Social, Hélida Vilela e Lucas Tavares.
Celso Diniz | 06/02/2025 19:07:04
Prefeito, aos que são contra as medidas que você quer implementar, faça uma bondade para eles. Ofereça de 5 a 10 pessoas em situação de abandono nas ruas para que eles cuidem e muito bem nas suas casas. E aà se alguma coisa de mal acontecer com algum deles. Esses responsáveis serão responsabilizados com o rigor da lei.
Raquel | 05/02/2025 17:05:45
???
João Paulo Guimarães | 05/02/2025 07:07:16
Temos que desenvolver polÃticas públicas que realmente levam em Consideração essa população de pessoas adictas que se encontram em risco de vulnerabilidade social na grande Cuiabá a Secretaria de Assistência Social ela tem capilaridade para buscar fazer um belo trabalho em relação dessa população realizando parcerias públicas privadas com as entidades com as igrejas existe ali Prefeito AbÃlio Brunini não sei se o senhor conhece uma instituição em frente ao salão bareta do Porto chamada Projeto alimentando almas porque o Senhor não visita essas entidades e não realiza um convênio com elas para poder dar melhores condições de dignidade para essas pessoas infelizmente o poder público tem feito somente o paliativo não tem pensado na vida de uma busca de tratamento que é o que também é previsto na legislação federal que ampara essas pessoas que na maioria das vezes são doentes e adictas. Fica a dica ao Senhor Prefeito AbÃlio Brunini para que realmente arregaça as mangas e trabalhe em prol dos menos favorecidos em risco de vulnerabilidade social.
Charles Zenóbio | 05/02/2025 05:05:51
Ô seu retardado mentecapto, toma vergonha na sua cara e vá tratar do inÃcio das aulas das crianças do municÃpio, seu imbecil, incompetente, vai cuidar das escolas ao invés de ficar aà querendo proibir que os famintos recebam marmitex. Seu bosta teve muito tempo para preparar o inÃcio das aulas mas não foi capaz.
Pedro henrique | 04/02/2025 23:11:02
Já passou da hora de aprenderem a não utilizar a terminologia ? mendigos ? em sim pessoa em situação se rua.
Santiago Gomes | 04/02/2025 20:08:24
Bla bla Bla .......fala serio.....kkkkk.....será q a vice q está como secretária lembra das abordagens q ela fazia como Policial????.......
Idosa atropelada por carreta perde o braço, mas recebe alta
Domingo, 09.02.2025 18h36
Juiz aponta racismo e solta homem preso por engano em MT
Domingo, 09.02.2025 18h15
Desafios da Lupus começam no diagnóstico e seguem tratamento
Domingo, 09.02.2025 18h08
Mulher fica presa por 6h sem explicação e denuncia caso
Domingo, 09.02.2025 17h56
STF manda Estado devolver ICMS recolhidos da Embrapa
Domingo, 09.02.2025 17h53