Sábado, 11 de Janeiro de 2025, 13h00
SISAMNES
STF autoriza viagem de desembargador afastado de MT para SP
Sebastião acompanhará cirurgia da esposa
BARBARÁ SÁ
A Gazeta
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, autorizou o desembargador afastado Sebastião de Moraes Filho a acompanhar sua esposa, Marlene Prado de Moraes, em uma viagem a São Paulo para tratamento de saúde. O embarque está marcado para domingo (12).
O magistrado está afastado do cargo desde agosto de 2024 por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do STF sob suspeita de envolvimento em venda de sentenças judiciais. No pedido, Sebastião alegou que precisa se hospedar em São Paulo para acompanhar a esposa, que passará por uma cirurgia de artrite, seguida de acompanhamento pós-operatório.
A cirurgia está marcada para terça-feira (14) e o retorno do casal para Cuiabá está previsto para 23 de janeiro. “Concedo a autorização de viagem, especificamente para o tratamento. E determino a expedição de ofício ao sistema penitenciário para adequar os limites da tornozeleira eletrônica para São Paulo”, diz a decisão do ministro Zanin.
Marlene Prado de Moraes é servidora aposentada do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) desde junho de 1991. Ela e o filho do desembargador, Márcio Thadeu Prado de Moraes, são citados na decisão do CNJ que afastou Sebastião, sob suspeita de nepotismo e outras irregularidades.
Conforme mensagens analisadas pelo CNJ, há indícios de que Sebastião utilizava sua posição para favorecer familiares, prática considerada nepotismo. Em um áudio trocado com o advogado Roberto Zampieri, assassinado há pouco mais de um ano, o desembargador discute as acusações envolvendo Marlene e Márcio Thadeu. Para o CNJ, as mensagens sugerem favorecimento de familiares em cargos no Tribunal.
O órgão inclusive determinou a quebra de sigilo fiscal do desembargador, da esposa e dos filhos dos últimos 5 anos. Sebastião de Moraes tenta obter autorização para retornar ao cargo, mas permanece afastado por determinação judicial.
Paulo | 11/01/2025 20:08:51
É O BRASIL MEU BROTHER!!!!!!!!, ...............DESEMBARGADOR TORNOZELADO............DEVE ESTAR QUERENDO SE ISOLAR EM ALGUM PARAISO FISCAL, POR CONTA DA VERGONHA DE ESTAR USANDO O ADORNO NA PERNA......................SE É QUE ESSES INTOCAVEIS TEM VERGONHA NE...............AINDA O CIDADAO QUER VOLTAR AO TJ................SE BEM QUE, VOLTANDO OU NAO, ELE VAI CONTINUAR O GENEROSO SALÃRIO DE MARAJA..................POREM, AFASTADO NÃO PODERà VENDER SENTENÇAS.
Mário Figueiredo | 11/01/2025 14:02:37
É o Brasil !! Enquanto isso o lojista do shopping (camelos) suicidou, desespero, divididas, perdeu tudo, brio, honra etc........
Sebastião | 11/01/2025 13:01:28
Nada mal para um paÃs que o presidente já foi presidiário, um desembargador com tornozeleira está tudo dentro da normalidade. Kkkkkkkk
Ex-governador cobra R$ 2.2 milhões em pensão do Estado
Quarta-Feira, 05.02.2025 09h50
Aliados apostam em Mauro para o Senado com apoio de Bolsonaro
Quarta-Feira, 05.02.2025 09h32
Prefeita começa quitar dívidas de Kalil: "dá medo abrir gavetas"
Quarta-Feira, 05.02.2025 07h18
TRE nega "truque" de advogado e mantém julgamento de prefeita cassada em MT
Terça-Feira, 04.02.2025 23h40
"Bolsonarista raiz" aconselha WF não disputar Governo: "é Pivetta ou Odílio"
Terça-Feira, 04.02.2025 23h01